HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE

HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE
A SABEDORIA DOS MESTRES

terça-feira, 20 de outubro de 2015

O MENDIGO E O AVARENTO



Um mendigo bateu à porta da casa grande da aldeia. O dono abriu, e aquele disse:
- Poderá o senhor dar-me um pedaço de pão com que alivie a fome?
O senhor respondeu:
- Não, não sou padeiro, vai-te a outra casa.
- E, se for um pouco de carne? - volveu o mendigo.
- Claro que não. O que é que te faz pensar que eu seja carniceiro?!
- Uma tigela de farinha?
- Será que esta casa tem a aparência de um moinho?
O mendigo não estava disposto a desistir:
- Pelo menos dais-me uma moeda?
- Aqui não está instalado nenhum banco!
Perante tanta resposta negativa, disse o mendigo:
- Já que nada tendes para me dar, peço-vos humildemente que me deixeis descansar um pouco à sombra na vossa casa, o sol queima e eu estou extenuado.
Vendo que assim nada perderia, o avarento concordou apesar de contrafeito, e disse:
- Senta-te ali, na sala.
O homem entrou, dirigiu-se para a cadeira que lhe tinha sido destinada pelo dono, mas em vez de se sentar, baixou as calças e começou a fazer as necessidades no tapete persa.
- O que é que fazes, enlouqueceste, quem pensas que és? - bradou com indignação e encolerizado o proprietário.
O mendigo respondeu:
- Num lugar como este, tão inútil, não vislumbro mais nada para fazer além de cagar.




Sem comentários:

Enviar um comentário