HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE

HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE
A SABEDORIA DOS MESTRES

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A DIFERENÇA ENTRE UM ERUDITO E O POVO DO CAMINHO - A TARIQA



Em tempos, existiu um Sultão que se dedicava com diligência ao estudo das Turuq, e questionou o vizir:
- Diz-me, qual a diferença entre um erudito, e o Povo do Caminho?
- Majestade, se quiserdes, esta noite conduzir-te-ei a um local onde te aperceberás pela própria experiência, da diferença que queres ver aclarada.
Vestiram ambos roupas para se confundirem com pessoas comuns e deslocaram-se a uma casa onde estava programada uma reunião de eruditos e de homens da Tariqa. Foram dos primeiros a chegar e sentaram-se humildemente num dos cantos da sala.
Entrou um homem a quem o vizir perguntou:
- Mestre, quem é o primeiro dos eruditos?
- Não me reconheceis, não sabeis quem sou? Eu sou o primeiro!
Veio um segundo que foi interrogado da mesma forma, e que respondeu:
- Que pergunta é essa? Bem sabes que sou eu!
Não havia erudito que não se reconhecesse como o “primeiro”.
Mais tarde, começou a chegar o povo das Turuq.
O vizir aproximava-se e dizia:
- As salaam alaykum, oh meu irmão, oh shaykh Naqshbandi! Quem é o shaykh mais importante da Tariqa?
- Está a chegar depois de mim.
O que veio a seguir respondeu o mesmo, e todos os que iam chegando, o mesmo responderam.
Chegado o último, disse:
- Eles já passaram.




Sem comentários:

Enviar um comentário