HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE

HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE
A SABEDORIA DOS MESTRES

terça-feira, 20 de outubro de 2015

O LADRÃO TRANSFORMADO EM DISCÍPULO DO MESTRE ZEN



Numa noite de Verão, um Mestre Zen recitava concentrado os Sutras.
Um ladrão de espada em punho entrou na sua casa e exigiu-lhe todo o seu dinheiro.
- Não me incomodes. Não vês que recito os sutras. O dinheiro está na gaveta de cima do móvel que tens à tua frente.
Instantes depois, volveu:
- Não leves todas as moedas. Deixa as necessárias para que eu amanhã possa pagar os impostos. Tudo, menos o dinheiro do Imperador; não quero ficar em falta para o Tesouro.
O intruso já saía, quando o Mestre o advertiu:
- Não é bom costume agradecer, quando alguém nos faz uma doação?
O ladrão, confuso, agradeceu gaguejando.
Passaram-se alguns dias e foi preso, tendo confessado no cárcere inúmeros delitos, entre os quais, o perpetrado em casa do Mestre Zen. Este, chamado a depor como ofendido, disse ao Magistrado:
- No que a mim me toca, este homem não é salteador.
Eu próprio lhe doei as moedas que levou de minha casa, ao que ele, inclusivamente, me agradeceu.

O criminoso foi condenado por outros crimes, e após cumprimento da pena de prisão, tornou-se num dos discípulos mais dedicados do Mestre.




Sem comentários:

Enviar um comentário