HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE

HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE
A SABEDORIA DOS MESTRES

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

AS FÁBULAS



As fábulas são lições de prudência e sensatez, que emigram como os povos. Nesse movimento incessante, adquirem, modificam e perdem caracteres e qualidades, sofrendo consequentemente múltiplas variações nas épocas.
Há quem refira Esopo como o “pai” das fábulas, mas antes dele, na Grécia clássica e noutras culturas mundiais a sua existência é evidente.
O Livro de Esopo é um manuscrito do século XV, que foi encontrado numa biblioteca de Viena de Áustria, pelo etnógrafo Leite de Vasconcelos.
Posteriormente, um outro fabulário surgiu em Portugal, no ano de 1643, dado à estampa na cidade de Évora: o de Manuel Mendes da Vidigueira, “Vida e fábulas do insigne fabulador Esopo, de novo juntas e traduzidas com breves aplicações morais a cada fábula”.
A fábula erudita tem o seu início no século XVI, e são muitos os poetas portugueses e brasileiros, que se dedicaram à sua tradução e adaptação.
Um nome para além fronteiras logo se nos depara, quer pela sua eloquência quer pela escolha realizada no material existente: La Fontaine. Deste e da sua influência, avultam em território nacional dois nomes: Filinto Elísio e Bocage, que traduziram e imitaram as suas fábulas. No entanto, muitos outros o fizeram.
As fábulas de La Fontaine não conhecem fronteiras na sua divulgação, como as não conhecem no que às origens respeitam. Umas são oriundas de compilações orientais, outras gregas – v.g. de Esopo, Fedro – e outras árabes.
São antes de mais anónimas e num sentido ainda que restrito, património da humanidade.
La Fontaine, ao descrever o “carácter” dos animais, retratou indivíduos e a sociedade da sua época com as suas especificidades próprias, sem olvidar a prossecução dos interesses morais subjacentes às narrativas.
Julgamos que a estrutura ou essência da fábula deverá ser a brevidade e a inteligibilidade imediata.




Sem comentários:

Enviar um comentário