HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE

HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE
A SABEDORIA DOS MESTRES

domingo, 11 de outubro de 2015

O IMPERADOR E O ERMITÃO



Nas montanhas da China vivia um eremita que se dizia possuir uma imensa sabedoria, fama que se estendia por uma vasta região.
O Imperador tendo conhecimento de tal facto enviou emissários para que lhe oferecessem o cargo de primeiro-ministro no palácio imperial. 
Chegados ao lugar onde se encontrava, após múltiplas peripécias e informações contraditórias dos habitantes do lugar, encontraram-no a meditar, sentado numa pedra nas margens de um rio, e espantaram-se por ser aquele o homem de aspecto simples e miserável a quem o Imperador intentava nomear para tão alto cargo.
Ofereceram-lhe o lugar que o Imperador lhe destinava, dissertando longamente sobre a importância e honorabilidade do mesmo. O eremita ouviu pacientemente tudo o que lhe diziam.
Fez-se silêncio durante alguns minutos, após o que o eremita disse:
- Estais a ver aquela tartaruga que se desloca vagarosamente na lama da outra margem?
- Vemos, bom Senhor – responderam os emissários.
Volveu o eremita: 
- Conta-se que no palácio Imperial existe num pequeno templo, uma tartaruga embalsamada, com a carapaça coberta de valorosíssimas jóias. É verdade?
- É verdade Senhor – responderam os emissários.
- Digam-me. Achais que aquela tartaruga trocaria de lugar com a divinizada tartaruga da corte?
- Julgamos impossível.
- Digam então ao nosso Imperador, que me manterei fiel ao meu destino, e ao tipo de vida que escolhi. Antes vivo nestas maravilhosas montanhas, sulcadas por rios de águas límpidas e percorridas por seres livres e viventes, do que morto e embalsamado no luxo do vosso palácio – respondeu convicto o eremita.



Sem comentários:

Enviar um comentário