HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE

HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE
A SABEDORIA DOS MESTRES

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O HÁBITO NÃO FAZ O SANTO



Caminhava numa rua movimentada um Sufi vestido com o manto de lã característico da Ordem.
Passou por ele um cachorro que sujo de lama e lodo lho manchou. Sem delongas, castigou-o de bengala, com tanta severidade que muito o aleijou.
O pobre animal prostrou-se uivando de dor aos pés do sábio Abu Saaid, pedindo justiça pelo dano.
O sábio buscou o Sufi e disse-lhe:
- Como é que tu, criatura de Alá, te permitiste tal feito? Fazer tamanho mal a este pobre cão?
- Perdoai-me sábio, mas não tenho a menor culpa. Se lhe bati, não me tivesse manchado o manto e o incidente não ocorreria – respondeu. 
De tanta indignidade se indignou o sábio enquanto o ofendido jazia gemendo.
O sábio perguntou então ao cão qual o castigo adequado para o grosseiro homem, para o Sufi.
- Ouve-me sábio – disse o cão –, vendo-o assim, com o manto sufi, nele confiei julgando-o santo. Jamais imaginei que me provocasse tanto pesar. Se o não tivesse vestido tudo faria para o evitar. E aí errei.
Mas se o queres castigar retira-lhe as vestes que dos justos são, por direito e valência, para que mais nenhum incauto seja ludibriado pela sua aparência.




Sem comentários:

Enviar um comentário