HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE

HISTÓRIAS DE ESPIRITUALIDADE
A SABEDORIA DOS MESTRES

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

NASRUDIN ENSINA UM BURRO A LER



Um rei velho e despótico, ignorante, quase anedótico, afirmou peremptoriamente:
- Se ninguém disser algo que me agrade cortarei a cabeça de todos vós.
Nasrudin, como sempre fez menção de se adiantar:
- Alteza, nada façais, que eu algo farei que vos compraza.
- E que farás tu sandeu?
- Eu consigo ensinar um burro a ler. E a escrever também – disse Nasrudin.
- É melhor que o faças ou em vida ordenarei que te esfolem.
- Irei honrar a minha palavra. Mas tal tarefa ocupar-me-á dez anos.
- Eu tos concedo – disse o rei.
E nisto, retirou-se para os seus aposentos.
De imediato os nobres da corte envolveram Nasrudin com questões.
- Como é que podes ensinar um asno a ler?
- Como ensinarás a escrever quem nem mãos tem?
- A tua loucura levar-te-á a penitente morte.
- Calma, tende calma, ficai tranquilos - disse Nasrudin.
- Dormi sossegados, o mesmo farei. O rei tem setenta e cinco primaveras e eu com oitenta conto.
Muito antes dos dez anos outros factores e elementos irão influir no aprendizado do jumento.




Sem comentários:

Enviar um comentário